Assista o VídeoClique acima e assista o Vídeo do Programa Mamãe Fitness

5 Dicas Para Crianças Praticarem Inglês

Eu já falei para vocês que, desde que Rafinha começou a curtir desenhos animados, eu intercalo as edições em português com as em inglês, né? É bem fácil de fazer isso em plataformas como o Netflix. A Peppa e a Patrulha Caninha, por exemplo, têm praticamente todos os episódios na língua inglesa. E a gente sabe que as crianças têm grande facilidade para aprender um segundo idioma. E, quando esta outra língua é o inglês, existem muitas maneiras de estimular o aprendizado e incentivar as crianças com a prática diária.

Parece difícil? Claro que não.

Olha, antes mesmo de ler essas dicas do Djalma Wanderlei, especialista e advisor da International School, eu já fazia alguma dessas coisas (como a de trocar o idioma dos programas de TV ) e sabe o que acontece aqui em casa? Rafinha está com sono e fala: “mama, Sleep!”, quando vê o sorvete fala: “icecream!” ou “estou happy!”, quando quer dizer que está feliz.

São palavras soltas, eu sei. Ele está incluindo palavras de outro idioma em seu vocabulário, o que eu acho muito positivo para uma criança de quase 3 anos. Ele sabe a hora de falar, usa a palavra no contexto certo da frase.

Esses dias mesmo ele disse: “Eu love you!” e eu morri de amor!

Então que tal testar essas dicas em casa e ver se, por aí, elas dão certo também?!

1 – Estimule a garotada com filmes e programas de TV

Incentive seus filhos a assistir filmes e programas de TV em inglês, sempre que possível. Use as facilidades da TV por assinatura, serviços de streaming e canais na internet. Escolha uma programação bem atraente e adequada para a faixa etária do seu filho. A repetição de palavras e a presença de músicas de fácil memorização são ferramentas poderosas para a internalização e assimilação da língua.

2 – Instigue o gosto musical das crianças

Crianças e adolescentes geralmente são muito musicais. Motive seus filhos a ouvir músicas em inglês, a fim de que eles habituem-se à fonética da língua, melhorando assim a sua habilidade e a compreensão do que está sendo dito. Descubra o gosto musical dos pequenos, crie playlists com suas bandas preferidas. Tem música para todas as idades em serviços de streaming como Deezer e Spotfy, podcasts, vídeos e canais da internet como o YouTube.

O meu mais velho está adorando o Marron 5, por exemplo. A gente pega as letras na internet e escuta as músicas juntos. Ele está cantando muito melhor depois que leu aquilo que escutava quase que todos os dias!

3 – Converse em inglês

Quanto maior o contato com a segunda língua, melhor. Caso algum dos pais  saiba falar inglês, é uma ótima ideia comunicar-se nesta língua com os filhos, desde que este momento seja confortável para ambos. Lembre-se que a comunicação efetiva estará acontecendo e, paulatinamente, eles sentirão segurança e conforto ao usar a língua inglesa de forma mais precisa.

Aqui em casa a gente usa algumas expressões como “let’s eat”, “thank you”, “good night”, “pelase”… quase que diariamente. E isso já está no cotidiano do meu mais velho!

4 – Divirta-se em inglês

Incentive seus filhos a participarem de eventos paralelos que acontecem em suas escolas. Desse modo, eles poderão usar a língua inglesa fora do ambiente da sala de aula interagindo com outras pessoas e de forma bastante lúdica. Quando possível, participe junto com os pequenos, pois a sua presença nesses eventos pode ajudá-los e motivá-los a “comprar” essa ideia.

Este mês tem Halloween, o que é uma festa tipicamente americana e uma excelente oportunidade para viver, na prática, os costumes estrangeiros.

5 – Incentive a leitura sempre

O ato de ler abre nossas mentes. É fundamental que a leitura seja um hábito desenvolvido e estimulado desde muito cedo, em qualquer língua! Caso um dos pais saiba falar inglês, o incentivo à leitura em uma segunda língua pode acelerar o processo de aquisição de linguagem, mesmo que a criança não saiba ler sozinha.

Tente começar por livros ou expressões fáceis, como algum gibi que ele já tenha lido em português ou lebres que existem tanto na versão brasileira como na americana.

Você pode gostar também:

Documentos que a criança precisa para viajar

Quer receber nossas dicas para tornar sua vida e do seu bebê ainda melhor?

Coloque seu e-mail abaixo e entre para nossa lista VIP!

I agree to have my personal information transfered to AWeber ( more information )

Fique tranquilo seus dados estão 100% seguros e somos totalmente contra Spam.

Comments

comments

No Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.